O coletivo 1 apresentou uma releitura do texto da peça de Nelson Rodrigues e os sintomas desse texto em seus corpos.
O coletivo 2 produziu um documentário cênico. A documentação audiovisual dos acontecimentos se desdobraram em uma experiência cênica que transitou entre o pessoal e o impessoal, a ficção e a realidade, o teatro e o documentário.
O coletivo 4 desenvolveu o texto dançado, ou a dança narrada com o corpo que tomou a disposição do espaço com uma intensidade única. Nesse contexto, o teatro, a literatura e a dança, em suas possibilidades comunicadoras, formadoras, transgressoras, se mostram ativos e importantes no processo de crescimento artístico e pessoal.
O coletivo 3 apresentou um mosaico de textos da peça de Nelson Rodrigues e os sintomas desse texto em suas vidas. A interação com a plateia foi um ponto fundamental nesse trabalho.
ÁLBUM DE FAMÍLIA
O início do segundo semestre de 2013 foi marcado pela formação de sete coletivos artísticos por afinidade que serviram como base em todo o processo de criação artística. O plano para esta etapa foi voltado para os estudos e práticas de processo de criação e execução de trabalhos artístico baseado na Peça teatral “Álbum de família” de Nelson Rodrigues.
O tema escolhido foi a peça Álbum de Família de Nélson Rodrigues. O texto, escrito na década de 50, com o tempo ficcional do início do século XX até a década de 30, desperta o interesse do público e de fazedores/realizadores de teatro. Recentemente, uma montagem dos “Fofos Encenam” revelou um grande potencial da discussão sobre pedofilia, incesto e conflitos familiares quando a questão é o amor homoafetivo.
Foram formados sete coletivos com escolhas de linguagens bem distintas entre si. O processo se deu de forma diferente em cada coletivo. Pois cada um apresentou dificuldades e descobertas muito particulares, condizentes a escolha da linguagem artística e às características e histórias de cada integrante dos coletivos.
Após nove meses de criações, experimentações laboratoriais e colaborativas, o processo culminou em um evento, até então, inédito para os alunos do Módulo II: doze apresentações itinerantes, de seis espetáculos diferentes. Os espetáculos ficaram em cartaz dos dias 05 a 16 de novembro, na Casa Verde e Tenda do Plug Minas.
O coletivo 5 se tornou um painel de dimensões belas e bem resolvidas. A dedicação dos alunos foi mostrada em cena, por meio da vigorosidade e desafio do adensamento do texto nos movimentos circenses.
O coletivo 7 revelou uma intensa troca de ações performáticas com o público. Um material forte e impressionante. Os alunos conseguiram uma identidade visceral e corpórea numa arte que mescla muitos elementos artísticos.
ELA
CADERNO
SHAKESPEARE
ÁLBUM DE FAMÍLIA
EM UM OUTRO LUGAR
ENSAIOS PARA ALICE